8/26/2013

Segundo Jornal

Um curso EILC

Porque é que faz esses cursos?
É simples, é essencial para os meus estudos no Porto sabe falar Português. Não há aulas disponíveis na cidade de onde eu venho. Estes cursos são uma oportunidade para entender a cultura e Português em Portugal.

O que é que fazes ?
Muitas coisas! Em primeiro lugar, aprendo a falar Português. Mas também visito cidades, museus. Aprendemos canções, a cultura musical (por exemplo, o Fado). Nós vemos filmes, mas também "mini-teste"!

O que significa ?
Para mim, isso significa concentrar-se num país antes de viver durante um semestre ou um ano. Se você quiser sair serenamente em Erasmus, é essencial a participação nestes cursos.

Maxime

_______________________________________________________________

Qual é e a melhor maneira para estudar uma língua? Praticar. Onde é o melhor lugar para praticar uma língua? No país onde os cidadãos falam esta língua. 
Então, o melhor lugar para estudar Português é Portugal. 

A televisão é em Português (mas, não há dobragem em português de filmes). Os jornais são em Português. Tudo é em Português. Os estudantes têm muitas ocasiões para praticar a língua.

Durante o curso, tu tens uma oportunidade na vida para encontrar amigos de toda a Europa. Tu tens a ocasião para visitar Portugal com professores Portugueses, e vês vistas que normalmente os turistas não veem.  
E o EILC é divertido. Muito, muito divertido.

Pawel

_______________________________________________________________

Olá. Chamo-me Gonca Olmez. Sou da Turquia. Eu estou a viver em Istanbul. Estou a estudar economia. Agora estou em Portugal na Covilhã. Erasmus é o meu sonho. Agora é real. É o meu sonho porque eu estou a ver lugares novos, estou a conhecer uma cultura nova, estou a fazer amigos. Também vai ser útil. 
Eu vou ficar 10 mês em Portugal. Na ninha opinião 10 mês é suficiente para o meu sonho. Eu faço o EILC porque tudo vai ser mais fácil. Espero que tudo vai ser muito belo.

Gonca

_______________________________________________________________

Eu quero vir para Portugal. Eu penso que Portugal é um país muito bonito e pensou que os portugueses são muito simpáticos.
Eu quero aprender a cultural especial e quero falar português. 
Eu gosto de EILC. A professora Rita é muito simpática e ela é muito boa professora.
Eu estou feliz porque estou no EILC, na Covilhã.
Muito obrigado


Ismail

_______________________________________________________________

Quando encontro um português, primeiro, quero falar inglês, mas nenhum dos português falam inglês. Então é difícil comunicar com pessoas em Portugal. 
Graças aos Cursos Intensivos de Língua Erasmus (EILC) eu sinto-me em casa a cada segundo, pois agora gosto de português e é muito fácil mim. O EILC também dá muitos divertimentos e conhecimento sobre a língua e a cultura de Portugal.

Durante o EILC conheço pessoas da Europa toda. Trocamos experiências dos nossos países. Fazemos amizade para toda a vida. Além disso, durante o EILC conheci lugares que não são estão nos guias. Comi refeições muito saborosas das regiões de Portugal. Penso que sem o EILC vou ser mais pobre nas experiências e vou ter grandes problemas para conversar. Antes, quando cheguei da Polónia estava com medo como vou comunicar com portugueses. E graças a este curso sei, que vou comunicar com portugueses mais facilmente.
EILC não é exactamente um curso de língua, é muito mais e vai fazer do Erasmus um maior prazer.

Radek

_______________________________________________________________

EILC

Estou a escrever este, porque acredito que o EILC é muito importante para os estudantes erasmus.
Quando cheguei à Covilhã, não sabia nada. Era estrangeiro. Uma situação é muito difícil. Comprar algo é difícil, perguntar algo é difícil, encontrar lugares é difícil. Por isto, nos primeiros dias sinto-me deprimido. Mas depois, começo a aprender Português. Não só Português, também a cultura de Portugal, a vida em Portugal, as tradições e história da cidade e de Portugal. Depois, começo a sentir-me bem com a vida na Covilhã.
Agora, moro na Covilhã e não me sinto estrangeiro. E sei, também vou sentir muita confiança quando eu vou para o Porto.
Eu sei que, sem o EILC, o meu erasmus seria muito mais difícil.  Porque, eu agradeço muito muito pelo EILC e a minha professora de português. 

Ugur

_______________________________________________________________

O QUE SIGNIFICA O EILC

Sou alemã. Falo alemão e conheço a cultura alemã. Além disso sou uma cidadã europeia.
Para mim a cultura europeia é como uma colcha de retalhos.Há muitas tradições, contos, estilos de música, comidas e, obviamente, muitas línguas que são também uma parte desta colcha. O que segura esta colcha são as interações entre as pessoas. Então, para nós - os jovens - é especialmente importante conhecer as parecenças tal e qual as diferenças entre estes tradições e línguas.
O curso de português dá-me este conhecimento. Aprendo a gramática, vocabulário e a comunicar nas situações diferentes.
Também a professora explica as particularidades da cultura portuguesa com todos os pormenores e mostra a região a nós. Depois, quando o semestre na universidade começa, estamos preparados para as interações e podemos contribuir com a nossa parte para segurar a colcha de retalhos europeia.
Acho que viajar pela Europa é importante e divertido. Mas para compreender realmente mais o mundo, é preciso ter tempo para aprender línguas e culturas e para comunicar com as pessoas.
Faço o curso de português há mais de três semanas agora. Porque estou a estudar só a língua, tenho muito tempo para realmente perceber mais da cultura portuguesa e para falar com os portugueses. Aprendo também mais da Europa.

Marlene

_______________________________________________________________

Queria escrever um pouco sobre o EILC. Para mim, o EILC é uma coisa muito útil. E porquê? Então, vou descrever esta matéria agora.
Antes de tudo, neste momento, quero falar sobre a estrutura do curso. Gosto dela, mas para mim o tempo mais rápido é melhor porque devo estudar mais. Também prefiro umas turmas mais pequenas, mas percebo, que isto é difícil e não é barato, pelo contrário é mais caro.
Contudo, este curso não é só para estudar uma língua estrangeira ou nova, mas também para conhecer uma nova cultura, que é única, e não é possível conhecer somente lendo livros de viagens.
É verdade, sim... temos todo o ano para estudar a língua e a cultura, mas segundo a minha opinião sobre esta situação existe uma possibilidade que muitos estudantes estrangeiros, que não podem aprender a língua rapidamente, vão separar-se e vão criar umas coisas como “a Pequena Itália” logo para ajudar aqueles estudantes é, outra vez segundo a minha modesta opinião, necessário preservar o EILC para todos os estudantes, que vão frequentar o Erasmus no futuro.
Ao mesmo tempo é essencial divertir-se e isto é um facto indiscutível. Penso, que é mais fácil divertir-se e integrar-se no curso de línguas do que na universidade “oficial”.
E finalmente, no EILC podemos estudar, verdadeiramente estudar, uma língua estrangeira com todas as palavras novas, as coisas gramaticais difíceis e com uma magia de qualquer coisa não descoberta.

Marek

______________________________________________________________

O que é o Erasmus Intensive Language Course (EILC)?

O EILC é um curso organizado em países onde a língua não é muito popular. O curso só é possível para estudantes e estagiários de Erasmus. O objetivo do curso é facilitar aos estudantes estrangeiros saber a língua num nível básico do país de acolhimento.
Eu vim para Portugal fazer um estágio na Universidade do Porto, no Serviço de Relações Internacionais. Começo o meu estágio no 1 dia de setembro.
 Eu decido fazer o EILC porque é necessário para a minha prática. Eu preciso de saber português. Sem a língua portuguesa não é possível fazer o estágio. Escolho fazer o curso na Universidade de Beira Interior, na Covilhã. Porque o curso tem quatro semanas para aprender. A minha professora chama-se Rita. Ela é portuguesa e tem muita experiência. Nós temos muitas aulas e trabalhos para casa, todos os dias. Mas nós agradecemos porque podemos falar / aprender português mais rápido. 
A vida em Portugal vai ser mais fácil quando eu sei falar português. Nos restaurantes, no supermercado ou no café não vai haver problema. A Covilhã é uma cidade pequena, mas muito bonita. Gosto dos museus, da piscina, do centro da cidade, do jardim e dos parques.
No curso também fazemos novas amizades. Aqui chegam estudantes de muitos países diferentes. Nós trocamos ideias e falamos sobre as nossas tradições.
Mais uma semana e o curso acaba, mas não a minha aventura com a língua Portuguesa. Durante o meu estágio com certeza, eu vou continuar feliz ….

Natalia Rybka

______________________________________________________________

Atualmente sento-me na residência e estou a pensar qual é a contribuição do EILC para mim. Pergunta difícil, com certeza, mas vou tentar para escrever a minha opinião.
O EILC é única oportunidade para descobrir as belezas da língua Portuguesa. Estamos em contacto com a língua e com gente local todos os dias. O EILC é educativo e simultaneamente divertido. Acho que durante o ano académico vamos ter muitas preocupações sobre a escola e as notas. Significa que o tempo quando estamos concentrados somente no estudo da língua é muito importante para o nosso progresso.
Pessoalmente, prefiro grupos mais pequenos (por volta de 10 pessoas) e tempo de ensino mais rápido do que agora. Também quero ouvir mais português e menos inglês ou até nenhum.
Penso que é ridículo anular o EILC quando estão a gastar mil milhões euros para cobrir despesas dos bancos irresponsáveis. É impossível a quantificar a contribuição do EILC, mas espero que a EU vai ter dinheiro suficiente para anos futuros. Acho que a habilidade de falar a língua do país específico multiplica a experiência de Erasmus.

Petr

____________________________________________________________

EILC

Lembro-me de me sentar no comboio, cansado depois do vôo, pensar no como vai ser o curso. Estive a ouvir a língua nova e estranha quando uma senhora muito simpática me deu bolachas e tentou falar comigo. Estive muito triste porque não consegui dizer obrigada para ela. Depois de 3 semanas de curso consigo falar com portugueses. Esta é uma história de sucesso para mim. Estive um pouco céptico sobre o curso – o tempo muito breve para aprender qualquer coisa. Assim que estou muito surpreendido e contente com o curso.
Tivemos aulas todos os dias mas a maioria aprendemos fora da sala de aula. A língua portuguesa está por toda a parte: nas ruas, no supermercado, esplanadas e pessoas. Os portugueses são muito simpáticos, todos tentam ajudar. Os sucessos pequenos fazem a experiência mais interessante. A experiência é o melhor professor e felizmente nós recebemos muito durante este mês.
Mas felizmente este mês não foi só sobre aulas, trabalho para casa e estudo. Visitámos muitos lugares e conhecemos a cultura portuguesa, como as pessoas vivem, o que eles bebem e comem, o que eles ouvem, o ritmo de vida deles. Depois deste mês eu gosto muito de Portugal e sinto-me em casa.

Timea

_______________________________________________________________

Estudar português em Portugal

A universidade que eu frequento tem estabelecido o acordo académico com a UBI desde 2008. Por isso, eu gozo do privilégio de assistir ao Curso Intensivo para Estrangeiros. Eu comecei a aprender português só em Abril deste ano. Ouvi várias coisas sobre a UBI e a professora Rita nas aulas do professor Hiroshi. E finalmente decidi participar neste programa.
A professora Rita ensina português mediante um inglês muito fluente. Aprender português por via de inglês não é fácil para mim. Mas eu entendo que o meu conhecimento de inglês me ajuda à compreensão de português e o novo conhecimento de português aprofunda a minha compreensão de inglês. Assim eu ganho dois proveitos.
Aqui lembro-me de um adágio japonês: «Com uma pedrada caçar dois pássaros». Em português: «Matar dois coelhos de uma cajadada só».
Acho importante estudar o idioma português aqui em Portugal por três motivos.
O primeiro: A língua portuguesa ouvida na cidade é falada pelos falantes nativos e posso ouvir diariamente a conversa natural deles.
O segundo: Eu consigo utilizar, na cidade, as expressões portuguesas que acabei de aprender. Sinto-me feliz quando o meu português lá vai dando para poder comunicar.
O terceiro: É, para mim, uma ótima oportunidade de conhecer a vida diária do povo português, para além da língua portuguesa.
É, no Japão, completamente impossível experimentar o que eu mencionei acima. Por isso, estou a aproveitar esta estadia tanto quanto possível.

USUI Yuu

_________________________________________________________

O curso EILC

Sem meias palavras, começo o meu discurso a dizer que o curso EILC é para mim uma experiência muito importante. Considero fundamental conhecer as bases da língua do país onde se faz o Erasmus. Mas, se isso é importante para mim – que já falo uma língua latina – para aqueles que falam um língua não ligada ao português torna-se necessário, indispensável.
Para além disso, o curso EILC é uma boa academia para conhecer o país de acolhimento, portanto vale muito mais do que um curso no país de origem.
Da minha parte, eu estou a fazer o curso EILC aqui na Covilhã, mas o meu Erasmus será em Lisboa. A minha escolha tem dois motivos principais: primeiramente, nós italianos não sabemos muito sobre Portugal, e costumamos identificá-lo com Lisboa e com o Porto, mas Portugal é muito mais do que isso, então escolhi esta cidade porque é localizada no interior do país, longe de Lisboa; a segunda razão, relacionada com a primeira, é porque nunca tinha ouvido falar da Covilhã, por isso para mim foi uma nova e valiosa descoberta.
Em conclusão, para resumir os meus pensamentos, todos os estudantes Erasmus deveriam fazer o curso EILC, e recomendo fazê-lo numa cidade diferente e longe daquela onde se vai fazer o Erasmus.

Alessio

______________________________________________________________

Olá, chamo-me Beren. Sou Turca. Este ano, eu vou estudar medicina na Universidade do Porto. Eu consigo falar só Inglês. Quero falar com a população local, mas eles não compreendem Inglês ou Turco. Por isso, estou a estudar português na Universidade da Beira Interior agora. Esta é terceira semana aqui e posso pedir alguma coisa num café ou comprar na mercearia. Acho que, o curso de português é muito útil.
Também, nós visitamos lugares históricos, aldeias e lugares populares. Podemos comer comida tradicional naqueles lugares e ver festas tradicionais. É importante porque, penso que comidas, bebidas e festas são partes da cultura. Conhecer uma cultura nova é fantástico.
Além disso, agora nós ficamos na residência. Geralmente, fazemos tudo juntos. Por exemplo, cada um de nós prepara comida tradicional e jantamos juntos. Ou costumamos sair à noite juntos. Então, posso conhecer outras culturas, não só portuguesa. E a maioria de nós vamos para Porto. Agora já tenho muitos amigos e eu não vou estar sozinha no Porto. Por todas as razões, estou muito feliz com a EILC e ficar na Covilhã.

Beren

_____________________________________________________________

Olá!
Chamo-me Magdalena e tenho 21 anos. Sou da Polónia. Eu quero escrever as respostas para algumas perguntas sobre ERASMUS Intensive Language Course.

–                    Porquê?

É uma pergunta muito difícil. Eu gosto de viajar pelo mundo. Eu estou na República Checa, na Holanda e na Alemanha. Eu quero reunir a cultura nova, comer comida tradicional, beber bebida tradicional, ver algo inusitado, ouvir a música que não ouvi anteriormente. Eu quero falar uma nova língua e experimentar a aventura da vida.

Eu leio muitas informações sobre o Porto, Lisboa, Aveiro, a Covilhã e as outras cidades de Portugal antes de decidir aplicar para EILC. Depois de ler sobre Portugal eu gosto muito de Portugal. Em Portugal há muitas vistas maravilhosas e lugares belos. Nos Açores há um vulcão! Em Fátima há um Santuário importante. Portugal é muito longe da Polónia. Eu quero viajar para um país, que é longe, distante. Eu prefiro cidades pequenas e montanhosas e por isso eu venho para a Covilhã.

–                    O que é que fazes?

Eu faço muitas coisas! Nós temos muitas excursões. Nós estamos em Castelo Novo, visitamos Belmonte,
Monsanto e Penha Garcia. Nós vemos um baile popular em Vale Formoso, onde nós dançamos. 
Nós estamos na piscina, onde nós nadamos e tomamos de sol. Nós fazemos um piquenique Internacional, onde nós comemos especialidades dos países estrangeiros. Nós ouvimos fado e bebemos ginginha - licor de cerejas! Naturalmente também nós temos as aulas, estudamos e falamos português.

–                    O que significa?

Muito divertido, muitas experiências inesquecíveis e falar muito muito português ;)

Magda

_______________________________________________________________


Nós, humanos, temos a necessitar de comunicar. Nós temos a necessidade de falar ou comunicar - com todas as formas que podemos (usamos: as mãos,expressões das caras). Neste planeta, temos várias línguas e culturas diferentes. Mas todos nós temos o mesmo propósito, para comunicar.
Porque nós temos a necessidade de falar línguas diferentes?
Temos de lembrar-nos que a língua é a "chave" para a comunicação. Se você precisa de faz-se entender, tem de saber a língua. Mas isto não é somente estudar a língua, mas é sentir a aura do país. Tem de conhecer : o país, a história e a cultura.
Também, o EILC é “uma das melhores maneiras” de começar a conhecer outras culturas e pessoas diferentes. Também, tem de conhecer sobre si. E pode encontrar os melhores amigos para a vida, durante o EILC. 
Igualmente, neste mundo há oito países quem têm a língua portuguesa como língua oficial. Isso significa que pode viajar para quase toda a parte e falar Português.
Também podemos dizer que, quanto mais estuda - mais sabe. Toda a experiência que tem ou terá no futuro, é a melhor maneira de crescer.

Grete
_______________________________________________________________




Sem comentários:

Enviar um comentário